terça-feira, 20 de abril de 2010

João Garcia, atleta do CTF, completa Grand Slam do Alpinismo Mundial

 O Alpinista, também triatleta do CTF, João Garcia conquistou no passado fim-de-semana o Annapurna tornando-se assim o décimo alpinista da história a escalar, sem usar oxigénio artificial, todas as 14 montanhas do planeta com mais de 8000 metros.

O Clube de Triatlo do Fundão congratula o Triatleta-Alpinista João Garcia por mais um feito marcante para o Desporto Nacional.


Triatlo e Alpinismo
Desde muito cedo na sua carreira que João Garcia usa o Triatlo como forma de preparação para os seus desafios na montanha. Na temporada 2010 João Garcia representa o Clube de Triatlo do Fundão. É o treino multifacetado a que o Triatlo obriga que serve de preparação para as grandes escaladas nos Himalaias.

Tendo partido de Lisboa no dia 10 de Março João Garcia começou o processo de aclimatação na região do Khumbu, aproveitando a montanha Pumori para adaptar o organismo à altitude. Com esta estratégia o Português minimizou o tempo de exposição ao temperamento do Annapurna (8091m).

Uma vez cumprida a aclimatação Garcia viajou para o Campo Base do Annapurna e logo ali chegado decidiu aproveitar uma janela de oportunidade meteorológica para tentar chegar ao cume. Mesmo sem companhia para dividir o peso da estrutura logística o português protagonizou o feito impar de pisar o cume apenas 6 dias depois da sua chegada ao Campo Base. A descida até à segurança do Campo Base ficou concluída esta manhã.

Conquistado o Annapurna Garcia junta-se ao restrito lote de alpinista que escalaram sem o auxílio de oxigénio artificial as 14 montanhas com mais de 8000 metros da Terra. O famoso Reinhold Messner foi o primeiro a fazê-lo, Garcia foi o décimo.

João Garcia no Triatlo do Estoril 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário